Fotografo: Benedito F. de Souza-Ascom
...
a administração municipal tem colocado aos profissionais da saúde que o atendimento humanizado faz parte

Dentro de uma projeção traçada pela administração municipal de Nobres, que é a de mudar substancialmente a forma de atendimento nas unidades básicas de saúde do município, a proposta passa também pela melhoria na parte externa de cada edificação, tornando o ambiente mais receptivo.

Mas não é só na estrutura física que as melhoras estão ocorrendo, a administração municipal tem colocado aos profissionais da saúde que o atendimento humanizado faz parte de um conjunto de medidas que visam melhorar o atendimento em atenção básica, onde o paciente deve ser o protagonista. As reuniões realizadas pela Secretaria Municipal de Educação, o posicionamento da titular da pasta, Aparecida Clestiane da Costa Souza, é nessa direção, a que possa melhor atender aos usuários do Sistema Único de Saúde, colocando todos os profissionais do setor em alerta para que a prioridade seja dada ao atendimento humanizado.

Hoje, a Central de Vagas funciona em nova sala, foi criado o Centro de Reabilitação, a UBS (Unidade Básica de Saúde), do bairro Jardim Petrópolis, foi revitalizada; e a UBS do Jardim Glória recebeu melhorias, como parte de um ordenamento que visa atender melhor os pacientes.

Na zona rural, a UBS da Roda d'Água foi revitalizada e entregue ao uso da comunidade. A UBS de Jardim segue em construção. 

Além da estruturação física, a adequação passa por reuniões com os profissionais de saúde, entre ACS’s e enfermeiros responsáveis pelas áreas, para que visitem periodicamente os pacientes, seja colhendo informações ou levando conhecimento técnico e os procedimentos necessários ao bem-estar físico de cada cidadão. A cada reunião realizada, reforça-se a posição da administração municipal, de que o paciente é o ator principal nos mecanismos que movem a saúde na atenção básica.

A secretária municipal de Saúde, Aparecida Clestiane de Souza Costa, tem passado confiança e respeito a todos os que atuam na área da saúde, ao mesmo tempo em que cobra a proposta da administração municipal, de melhorar o conceito de gestão em saúde pública junto à comunidade a partir de atendimento qualificado, que permita alento ao usuário do sistema.