Fotografo: Divulgação
...
Inscrições gratuitas para programas

 

 

 

 

 

SANTO ANDRÉ - Nos dias atuais, cactos e suculentas tem sido muito procuradas como plantas ornamentais para interiores, principalmente por pessoas que tem pouco contato com a jardinagem. Pensando nesse público, a Educação Ambiental Parque Tangará – Parque Escola traz, na programação de maio, uma oficina sobre cultivo de suculentas, que acontece no dia 24 de maio, às 14 horas. Nesta oficina, o participante receberá dicas de plantio, cuidados e manutenção de cactos e suculentas, incluindo informações como: substrato ideal, frequência de regas, controle de pragas, entre outras. As atividades do Parque Escola são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 3356-9050 ou pelo e-mailparqueescola@santoandre.sp.gov.br

Para quem tem consciência da importância da reciclagem para a preservação ambiental e para a sociedade e deseja ter mais informações sobre o assunto,, a programação traz a palestra “Por que e como separar o lixo reciclável”, na sexta-feira (31), às 14h. Nesta palestra, o participante terá a oportunidade de compreender melhor esta importância. O tema também será abordado de forma a instruir os participantes sobre os diferentes tipos de resíduos e como os mesmos devem ser separados, armazenados e principalmente, qual é a destinação adequada.

Muitos materiais que poderiam ser encaminhados para reciclagem podem, no entanto, se transformar em itens de decoração ou objetos para uso doméstico. Na sexta-feira (10), a oficina ensinará a fazer uma lata decorada com decoupage, que é uma técnica que utiliza a colagem de recortes de revista ou papel colorido, em combinação com efeitos especiais de pintura, folha de ouro e outros elementos decorativos. Interessados podem se inscrever na turma das 8h ou na das 13h.

Na sexta (17), a oficina vai ensinar a confeccionar um porta tempero feito com material reciclado e acontece, também, em dois horários: às 8h e às 13h. Já nas sextas-feiras, dias 24 e 31, acontece a oficina que vai ensinar a fazer um vaso com bexiga e jornal, também em dois horários, às 8h e às 13h.

A programação de atividades do mês de maio traz ainda os encontros beneficentes para confecção de peças de crochê, todas às quintas às 9h e às 14h, e o curso de pintura em tela, que acontece todas as segundas, à partir do dia 6, das 9h às 11h. Na segunda-feira (6), também tem início a oficina de desenho, que acontece todas as segundas feiras até o dia 24 de junho, às 14h30.

O aproveitamento máximo dos alimentos, para o combate ao desperdício, dará o tom da oficina de culinária que acontece na quinta-feira (9), às 13h, com um cardápio especial para ser feito no Dia das Mães, comemorado no domingo (12). Um minicurso sobre plantas medicinais, promovido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental) acontecerá nas segundas-feiras, dias 13 e 20, às 14 h, e trará informações sobre o uso racional e formas eficazes de aplicação doméstica de plantas medicinais para doenças de baixa gravidade. A programação conta ainda como o encontro terapêutico sobre o tema:“Aprendendo a dizer Não!”, dia 14 de maio, às 14h30.

Além disso, o Parque Escola oferece ainda uma série de atividades fixas com inscrições permanentes, como a zumba, que acontece às terças-feiras, às 16h, e às sextas, às 8h, além da zumba gold, desenvolvida para quem tem problemas de mobilidade. O Parque Escola oferece ainda aulas de lian gong, yoga e tai chi chuan.